Faixa Dinâmica

ORIENTAÇÕES PARA O MATRIMÔNIO

NORMAS PARA A CERIMÔNIA MATRIMONIAL (LER ATENTAMENTE)

Da Inscrição e documentação:

  1. Foto 3×4 (de cada);
  2. Cópia do RG (de cada) – (não servirá carteira de motorista);
  3. Cópia de um comprovante de residência (de cada);
  4. Certificado do curso de noivos (original);
  5. Certidão de batismo (“batistério”) para fins matrimoniais com data recente (máximo seis meses) e assinada pelo pároco ou vigário da paróquia (originais);
  6. Habilitação do cartório para casamento com efeito civil ou cópia da certidão de casamento no civil;
  7. Cópia da averbação de divórcio (pessoas divorciadas);
  8. Cópia da certidão de óbito (viúvos);
  9. Dados de duas testemunhas (nome completo, profissão, estado civil e endereço).
  10.  Caso haja relação de parentesco entre os noivos providenciar EXAME DE CONSANGUINIDADE (avaliação e autorização do Bispo);

É RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA dos noivos adquirirem toda documentação.

Taxas e outros valores:
1. Taxa de matrimônio R$ 500,00
2. Taxa de transferência de processo: R$ 165,00.
3. Taxas de dispensa: R$ 45,00.

Situações que exigem dispensa:

– Impossibilidade de casar no civil;
– Parentesco próximo entre os noivos;
– Tempo insuficiente para proclamas.

1. CHEQUE CAUÇÃO: R$ 500,00
2. É DE OBRIGAÇÃO DOS NOIVOS RETIRAREM A ORNAMENTAÇÃO QUE FOI UTILIZADA NO CASAMENTO LOGO APÓS A CELEBRAÇÃO DO MESMO

*FICA RETIDO CASO ACONTEÇA UM DOS EVENTOS ABAIXO:

– ATRASO DE MAIS 15 MINUTOS PARA INÍCIO DA CELEBRAÇÃO;

– MÚSICAS EM DESACORDO COM A DIGNIDADE DO SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO.

*EXIGÊNCIAS CUMPRIDAS O CHEQUE SERÁ DEVOLVIDO AOS NOIVOS, NA SEMANA SEGUINTE AO CASAMENTO, NA SECRETÁRIA PAROQUIAL EM HORÁRIO COMERCIAL.

Do Processo Matrimonial:
1. SE EXIGIRÁ NO MÍNIMO 60 DIAS, DA DATA DE ABERTURA DO PROCESSO MATRIMONIAL ATÉ A CELEBRAÇÃO, PARA COMPOSIÇÃO DO PROCESSO. CASO A CELEBRAÇÃO DO MATRIMÔNIO ESTEJA MARCADA PARA OUTRA PARÓQUIA, PEDE-SE O PRAZO DE 90 DIAS;
2. As etapas do processo são: apresentação da documentação (incluindo cheque caução), proclamas, entrevista matrimonial, transferência ou celebração;
3. PARA PROCESSOS EM TRANSFERÊNCIA (PROCESSO ABERTO NESTA PARÓQUIA, MAS O CASAMENTO É REALIZADO EM OUTRA), O TRASLADO É DE RESPONSABILIDADE DOS NOIVOS;
4. AS DATAS PARA CELEBRAÇÃO AGENDADAS NA SECRETARIA DEVEM SER CONFIRMADAS NO PRAZO DE 15 DIAS COM A ENTRADA DO PROCESSO, CASO CONTRÁRIO SERÃO DESCONSIDERADAS A DATA.

Da celebração:
1. PARA A CELEBRAÇÃO, SÓ SERÃO PERMITIDAS MÚSICAS CATÓLICAS E LITURGICAS, MESMO INSTRUMENTAIS (Observar ponto sobre Cheque caução);
2. As músicas que serão cantadas na celebração deverão ser APRESENTADAS com antecedência ao Padre e ficarão sujeitas à aprovação;
3. Casos os noivos queiram preparar os ritos da cerimônia deverão consultar previamente o sacerdote que presidirá a celebração;
4. Não será permitido aos fotógrafos subir e/ou transitar no Presbitério;
5. Os músicos e cerimonial são de responsabilidade dos noivos.

Da Ornamentação:
1. Combinar horário para ornamentação, na secretaria paroquial;
2. Não será permitido o uso de flores artificiais, além da colocação de percevejos, cola quente ou outros materiais que venham a estragar os bancos;
3. Não será permitido na ornamentação o uso de panos, tulis etc., que impeçam a locomoção das pessoas entre os bancos e tampouco a colocação de arranjos, pilares, hastes ou material de iluminação sobre o presbitério;
4. A MONTAGEM E DESMONTAGEM DA ORNAMENTAÇÃO SÃO DE RESPONSABILIDADE DOS NOIVOS, BEM COMO A LIMPEZA, CASO USE PÉTALAS (NÃO É PERMITIDO O USO DE ARROZ). PEDE-SE QUE A LIMPEZA SEJA FEITA APÓS A CERIMÔNIA. NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR NENHUM MATERIAL DEIXADO NAS DEPENDÊNCIAS DA PARÓQUIA.

Dos Instrumentos de som:
1. Fica sobre a responsabilidade dos noivos e dos músicos de providenciar todos os instrumentos. Os equipamentos de som são os utilizados pela a mesa de som da igreja. É VEDADO O EMPRÉSTIMO DOS EQUIPAMENTOS DA IGREJA.
2. As caixas de som fixa e a mesa de som no interior da Igreja podem ser usadas.